sábado, 29 de agosto de 2009

Pink Floyd - Wish You Were Here - 1975


Recentemente adquiri esse vinil que aqui vos trago e devo admitir que ao ouvir Shine On You Crazy Diamond em meu 3 em 1 foi algo hipnotizante.
É incrível a capacidade de superação do Pink Floyd, que no seu apogeu com The Dark Side Of The Moon surpreende o mundo lançando Wish You Were Here que é um álbum realmente notável por inumeráveis motivos, além de sua beleza musical, o álbum marca um momento de transição do Pink Floyd onde o progressivo sinfônico com grandes suítes instrumentais de seus álbuns antecessores como The Dark Side Of The Moon, Atom Heart Mother e Meddle passa a contrastar com um som mais pesado, ainda nos moldes psicodélicos do progressivo, porém mais industrial como viria a ser o Animals e The Wall.
Além de David Gilmour na guitarra e vocal, Nick Mason na bateria, Roger Waters no baixo e nos vocais e Richard Wright no teclado, a banda contava ainda com os músicos convidados: Vanetta Fields, Roy Harper e Carlena Williams nos vocais além de Dick Parry no saxofone. Parry é amigo de Gilmour e acompanhou a banda por muitos anos tocando também no The Dark Side Of The Moon.
O projeto inicial da banda era fazer um disco baseado em ruídos caseiros, mas essa idéia foi rapidamente trocada e usada apenas como pano de fundo, ainda pode-se ouvir ruídos caseiros durante todo o Wish You Were Here. O plano B era grava três músicas inéditas que a banda havia tocado durante suas turnês recentes: Shine On You Crazy Diamond, You've Gotta Be Crazy e Raving And Drooling. As sessões de gravação que se seguiram foram verdadeiros devaneios improdutivos. Até que Roger Waters assumiu o controle do álbum e escreveu três novas canções, chamadas Welcome To The Machine, Have a Cigar e Wish You Were Here que juntas a Shine On You Crazy Diamond formaram o set list de um álbum conceitual sobre a vida de Syd Barrett. Quanto a You've Gotta Be Crazy e Raving And Drooling foram reescritas e mais tarde se tornaram "Dogs" e "Sheep" lançados em Animals o próximo álbum da banda.
Conta a lenda que durante as gravações um homem careca e barrigudo apareceu no estúdio andando entre a banda e eles não reconhecem o próprio Barrett.
Na minha opinião a trilogia Dark Side of the Moon – Wish You Were – Animals marca a era de ouro do rock progressivo.

Faixas:
1. Shine on you crazy diamond Part one (13:40)
2. Welcome to the machine (7:31)
3. Have a cigar (5:08)
4. Wish you were here (5:34)
5. Shine on you crazy diamond Part two (12:31)

Total Time: 44:25
Download

Um comentário:

Súh disse...

Realmente vc tem toda razão esse aalbúm do Pink Floyd é perfeitoooo!!
eu como uma boa floydiana tenho todos os cds da banda!!!

visite meu blog e sobre Pink Floyd!!!

http://blogpinkfloydmylife.blogspot.com